sábado, 28 de janeiro de 2023

Gibi na Galeria de Arte!


Na quarta-feira, dia 25, houve a abertura de uma exposição de Arte na Casa da Cultura de Caxias do Sul/RS e pela primeira vez na história da Galeria tinha uma HQ e páginas originais dela na exposição, juntamente com outras muitas linguagens de arte.

Parabéns as curadoras professoras Mara Galvani e Silvana Boone, aos colegas artistas e a Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim por abrir as portas aos alunos e ex-alunos da UCS, especialmente, premiados do Salão Campus 8.

Isso foi extremamente importante para o segmento da nona arte na região. Entre pinturas em telas, esculturas, fotografias, instalações, performances, vídeos estava um "gibi".

Pude perceber as mais variadas reações do público ao se depararem com a HQ. Desde o medo e receio de tocar (folear) até a repulsa e expressões de rejeição. 

Entendo que isso faz parte de toda e qualquer produção no momento de leitura/fruição. Cabe ao autor usar essas reações a favor de suas intervenções futuras.

Os Quadrinhos ainda estão à margem das "Belas Artes", ainda mais se for autoral e sem o apelo heroico aclamado pelo cinema. Entretanto, continuaremos fazendo ARTE em Quadrinhos. 

Por volta de 2010 fiz a minha primeira visita a ComicConRS e muito encantado com tudo o que estava vendo fui "atrapalhar" o café do Gusmão (Sidney Gusman) para mostrar algumas das minhas artes. E ele acabou com minha autoestima. Literalmente, ele destruiu tudo o que eu tinha construído ao longo dos anos. Mas eu ouvi TUDO que ele falou e coloquei em prática. 

Ainda não consegui aprovar nenhum projeto apresentado as editoras, mas consigo olhar pra minha trajetória e ver tanta evolução que não seria possível se o Gusman não tivesse sido tão duro comigo ao avaliar meu portfólio.  

Fazer Quadrinhos não é para qualquer um. Tem que ter muita determinação e persistência.  Parabéns a todos os colegas que continuam essa luta.










Fotos Bruno Zulian

Nenhum comentário:

Postar um comentário